Sejam Bem Vindos!

Que neste lugar, possamos nortear a busca de um conhecimento maior, compartilhando nossas experiências.

domingo, 22 de maio de 2011

As Tecnologias da Informação e da Comunicação na sociedade contemporânea: a globalização da informação.

O que a tecnologia, em conjunto com a educação podem fazer no social



A crescente evolução e utilização de novas tecnologias tem acarretado profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria da população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, existe a necessidade de se propor o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade.

Antes de mais nada, é importante estabelecermos um pressuposto que estará presente no decorrer dos estudos: compreenderemos como “Base tecnológica”, o conjunto de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para a utilização no processo educacional. Ou seja, toda e qualquer tecnologia, em qualquer área do conhecimento ou da produção, pode ter um caráter educacional. O que implica rompermos com a idéia, amplamente disseminada, de que existem tecnologias que “servem” para educar e outras que “não servem” como ferramenta pedagógica. No âmbito da nossa concepção, o que definirá o papel da tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem será a abordagem didático-metodológica utilizada e não o “caráter” educacional atribuído a um artefato tecnológico qualquer.

Em síntese: podemos perceber que a palavra “Tecnologia”  tem um significado mais amplo que a mera associação a um artefato qualquer, produzido pelo ser humano. A tecnologia é, também, conhecimento (saber-fazer), ciência, teoria e aplicação. Por isso, a sua importância no processo de desenvolvimento de um povo e a necessidade imperiosa de adotarmos recursos tecnológicos para nosso fazer produtivo, desde processos educacionais até os elementos culturais que formam a nossa consciência de mundo.

Um revolução em tecnologia que gostaria de destacar, é a que tem ocorrido na agricultura, ou, a revolução agrícola. Considerada o “motor” do Processo Civilizatório e, como tal, o início de todos os processos de transformação social, produziu vários “fatos novos” que caracterizaram essa nova formação social; vejamos alguns, como: A ruptura com a condição das tribos de caçadores e coletores nômades e a especialização funcional de alguns grupos humanos nessas atividades produtivas.

Neste ponto, chamo a atenção para o que se caracteriza o conceito de tecnologia no campo, com base em uma pedagogia bem construída. Mesmo algo que pareça ser tão simples, como o plantar, precisa de intenso estudo e aprimoramento de tecnologia educacional e da informação, para uma produção de alimentos em série, longe do risco de doenças e pragas e com uma capacidade de colheita rápida.

Como essa Revolução Tecnológica desdobrou-se em dois Processos Civilizatórios (a agricultura e o pastoreio), encontramos, de um lado, povos que se fizeram lavradores de tubérculos ou de cereais (aldeias agrícolas), e do outro, povos que se especializaram na criação e domesticação de animais (hordas pastoris nômades). A renovação institucional mais assinalável dessa etapa encontra-se, provavelmente, no aprofundamento da divisão de trabalho entre os sexos, que atribui às mulheres as tarefas relacionadas com a semeadura, a colheita e a preparação de alimentos cultivados.     Às mulheres, todavia, cabem novas tarefas cotidianas que, como a manutenção da casa, o preparo da comida, a coleta, o cuidado das crianças, exigem um esforço continuado e sem interrupções para repouso. Simultaneamente com essa diferenciação de papéis produtivos surgem crenças e cultos destinados a impor a dominação masculina, que se vira virtualmente ameaçada.  Dominação esta que tende, nos tempos atuais, a arrefecer, com a crescente participação das mulheres em outros setores produtivos e em processos sociais de tomada de decisões.

Com as tecnologias existentes e seu caminhar de aperfeiçoamento, o trabalho deixa de ser exclusivo do homem, podendo acolher muito bem a participação feminina. Não cabe mais a discussão de que sexo tem o controle, e sim o de subsistência da raça humana, devido ao seu crescimento e a necessidade de se alimentar e criar estoque para que, em caso de catástrofes, seja ela qual for, podermos nos alimentar.



Conclusão: A adoção de tecnologias ao longo dos tempos no processo educacional, tem sustentado a possibilidade do aprendizado em todos os meios e idades. Graças a ela, é possível alimentarmos uma população que vem crescendo a cada dia mais. Não teríamos possibilidades de sentar todas essas pessoas em bancos de salas de aula para que aprendam. É quando a tecnologia, tanto no campo, como na educação se juntam, através do estudo em EAD, possibilitando expandir fronteiras, unindo povos e culturas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário