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domingo, 22 de maio de 2011

Ambiente Teorias que fundamentam a Educação a Distância no Brasil: processos de ensinar e de aprender

Metodologia é a forma racional, organizada e analítica de realizar uma tarefa, o caminho a ser seguido.pode ser considerada como marco conceitual e operativo que articula uma série de procedimentos com o objetivo de construir, de maneira eficiente, um programa educacional. Sendo assim, a definimos como: 1. Conjunto de métodos. 2 Filosofia. Parte da lógica que trata dos métodos das diferentes ciências.
3 Conjunto de regras para realizar uma pesquisa (metodologia da pesquisa antropológica). 4 Literatura. Análise dos componentes de uma obra com o fim de atingir seus possíveis significados ocultos.



Sendo assim, o Professor Gilberto Teixeira (FEA/USP), em nosso material didático, faz interessante abordagem  sobre o tema, sendo: “Metodologia significa, etimologicamente, o estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer pesquisa científica, os quais respondem o como fazê-la de forma eficiente. A metodologia, é uma disciplina normativa definida como o estudo sistemático e lógico dos princípios que dirigem a pesquisa científica, desde suposições básicas até técnicas de indagação. Assim, a metodologia, mais do que uma descrição formal de técnicas e métodos a serem utilizados na pesquisa científicas, indica a opção que o pesquisador fez do quadro teórico para determinada situação prática do problema objeto de pesquisa.”



Dentro da Educação a Distância, não é diferente a aplicabilidade do conceito de metodologia, em virtude das exigências técnicas dos AVAs, e estes estão orientados para o atendimento às novas demandas sociais. Nisso, esta inserido o contexto político, econômico e social em que estamos vivendo, como forma de estabelecer uma “base” referencial para a análise da construção do emprego de uma metodologia.



É necessário observarmos o avanço dos educadores e as pessoas que estarão diretamente envolvidas no contexto de EAD, devido as suas transformações modernistas. Deve-se buscar um trabalhador flexível e polivalente que exige novas habilidades cognitivas e competências sociais e pessoais e as finalidades da escola compatíveis com os interesses do mercado, onde encontramos pelo menos três aspectos que estão na origem do ato de ensinar e aprender: ocorrem modificações nos objetivos e nas finalidades das instituições de ensino, de acordo com a sua orientação político-pedagógica; as práticas “escolares” precisam ser revistas à luz do desenvolvimento tecnológico das Tecnologias da Informação e da Comunicação; e, por fim, o professor mesmo precisa rever – urgentemente – a sua prática docente, para se adequar às novas demandas socioeconômicas do grupo a que pertence.



Em virtude desse “novo” contexto, percebemos que: a) os espaços de aprendizagem são enormemente ampliados (principalmente se considerarmos os “espaços digitais”

do mundo virtual) e b) a escola (academia) já não é o único meio de socialização dos conhecimentos técnico-científicos e de desenvolvimento de habilidades cognitivas e de competências sociais requeridas para a vida prática.



Segundo BELLONI (2009), É justamente esta mudança radical no enfoque do processo educativo – do professor para o aprendente, do ensino para a aprendizagem – que precisa ser conscientizada e estudada de modo a tornar possível a criação de novos métodos para o trabalho docente, de práticas inovadoras, mais apropriadas às características dos aprendentes e às mudanças sociais, e, portanto, mais efetivos. O professor por sua vez deve ter as seguintes funções: Professor formador: orienta o estudo e a aprendizagem, dá apoio psicossocial ao estudante, ensina a pesquisar, a processar a informação e a aprender; Conceptor e realizador de cursos e materiais: prepara os planos de estudos, currículos e programas; seleciona conteúdos, elabora textos de base para unidades de cursos (disciplinas); Professor pesquisador: pesquisa e se atualiza em sua disciplina específica, em teorias e metodologias de ensino/aprendizagem, reflete sobre sua prática pedagógica e orienta e participa da pesquisa de seus alunos;  Professor tutor: orienta o aluno em seus estudos relativos à disciplina pela qual é responsável, esclarece duvidas e explica questões relativas aos conteúdos da disciplina; em geral participa das atividades de avaliação; Tecnólogo educacional, sendo responsável pela organização pedagógica dos conteúdos e por sua adequação aos suportes técnicos a serem utilizados na produção dos materiais; sua função é assegurar a qualidade pedagógica e comunicacional dos materiais de curso, e sua tarefa mais difícil é assegurar a integração das equipes pedagógicas e técnicas.



Dentro de uma metodologia em EAD, quero mencionar o resumo das propostas das instituições de ensino que foram citadas, sendo de forma abrangente, determinando assim, uma concepção de Metodologia, Estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem, que traz uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que aluno e professor desenvolvem atividades em lugares ou tempos diferentes. Sendo a mediação didático-pedagógica pautada pelo uso das tecnologias da informação e comunicação, o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender, capacitando ao aluno a construção do conhecimento e a interação.

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