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domingo, 22 de maio de 2011

Ambiente Virtuais de Aprendizagem para o desenvolvimento da Educação a Distância.

As novas tecnologias digitais de informação e comunicação se caracterizam pela sua nova forma de materialização. A informação que vinha sendo produzida e circulada ao longo da história da humanidade por suportes atômicos (madeira, pedra, papiro, papel, corpo) na atualidade também vem sendo circulada pelos bits, códigos digitais universais (0 e 1). As tecnologias da informática associadas às telecomunicações vêm provocando mudanças radicais na sociedade por conta do processo de digitalização. Uma nova revolução emerge, a revolução digital. (OLIVEIRA, 2003)

Neste sentido podemos afirmar que um ambiente virtual é um espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem potencializando assim, a construção de conhecimentos, logo a aprendizagem. É neste contexto que os Ambientes de Aprendizado Virtual esta inserido e pode ser identificado por duas características essenciais:

a) São espaços de interação entre professores/tutores e alunos, que utilizam o suporte das TICs e da Rede Mundial de Computadores (WEB) para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. b) São programas computacionais especificamente produzidos para a educação a distância, que oferecem grandes possibilidades de utilização dos recursos das TICs disponíveis na WEB (teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, blogues, espaços wiki), para efeito de estudos sistemáticos e continuados.

Como vimos, as AVAs possuem vários ambientes de aprendizado, sendo produzido em cima de um programa computacional que reúne, de forma integrada, em um mesmo “espaço”, ferramentas computacionais distribuídas (isoladamente) pela rede mundial de computadores (WEB), tornando a comunicação entre os participantes muito mais ágil, por se tratar de uma aglutinação de ferramentas importantes e úteis para os processos de formação.

Para PEREIRA, SCHIMITT E DIAS (2011), diz que usualmente, esta “configuração” de várias ferramentas em um mesmo local permitirá organizar conteúdos, acompanhar atividades e, fornecer ao estudante suporte on-line e comunicação eletrônica.

Citando MILLIGAN (1999), os autores enumeram algumas ferramentas essenciais para os AVAS: Controle de acesso: geralmente realizado através de senha;  Administração: refere-se ao acompanhamento dos passos do estudante dentro do ambiente, registrando seu progresso por meio das atividades e das páginas consultadas; Controle de tempo: feito através de algum meio explícito de disponibilizar materiais e atividades em determinados momentos do curso, por exemplo, o recurso calendário; Avaliação: usualmente formativa (como por exemplo, a auto-avaliação); Comunicação: promovida de forma síncrona e assíncrona; Espaço privativo: disponibilizado para os participantes trocarem e armazenarem arquivos; Gerenciamento de uma base de recursos: como forma de administrar recursos menos formais que os materiais didáticos, tais como FAQ (perguntas frequentes) e sistema de busca;  Apoio: como por exemplo, a ajuda on-line sobre o ambiente; Manutenção: relativo à criação e atualização de matérias de aprendizagem.

Poderíamos acrescentar outras ferramentas largamente conhecidas do público usuário, como por exemplo: Fóruns, Chats, Glossários, dentre outros. Porém, iremos falar um pouco do Fóruns  – O Fórum Virtual é um espaço para a construção de onhecimento, troca de idéias e informações em ambiente virtual. Serão seis salas abertas para participação e discussão dos módulos temáticos que serão abordados pela Convenção Global:

Cultura e Desenvolvimento Social: Partilhando Responsabilidades;

   Identidade e Autonomia: Desenhando Novas Cartografias;

Conhecimento, Educação e Solidariedade: Dimensões Culturais de um Novo Tempo;

Diversidade Cultural: Patrimônios e Paradigmas da Humanidade;

Economia e Cultura: Produção e Circulação de Valores;

Novas Configurações do Mundo: O Impacto sobre a Gestão e Administração da Cultura.



O Fórum Virtual é uma estrutura de rede que permite o encontro não presencial de pessoas de todo o mundo, ressaltando o caráter global do Fórum Cultural Mundial.

Do imaginário social convocante a um imaginário social compartilhado, factível, possível, o processo auto-reflexivo iniciado e caracterizado presencialmente pela convenção global terá uma longa jornada de identificação, re-sinergização, catalogação, pesquisa e desenvolvimento. De forma quase incontrolável, esta jornada se conecta aos diversos fazeres objetivos e cotidianos, em suas diversas dimensões.

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